A Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA) repudia veementemente os atos de vandalismo e terrorismo que aconteceram no ultimo domingo (8) em Brasília em tempo que conclama a população se juntar nesta segunda-feira (9) às 16h na Praça do Campo Grande, Salvador/BA, em protesto contra os ataques ao Estado de Direito Democrático e em defesa da democracia.
As ações terroristas praticadas no Congresso Nacional, no Supremo Tribunal Federal e no Palácio do Planalto remetem aos apoiadores bolsonaristas que não aceitam a vontade da maioria do povo brasileiro que escolheu nas urnas o seu novo presidente.
É prioritário que todas as pessoas envolvidas neste episodio de violação da Constituição Federal e destruição do patrimônio público sejam penalizadas severamente com o rigor da legislação vigente.
Apoiamos a decisão do presidente Luís Inácio Lula da Silva ao intervir na segurança pública no Governo do Distrito Federal para manutenção da ordem e posterior responsabilização dos envolvidos com flagrante atitude de omissão e negligência diante do ocorrido, com destaque ao setor judiciário do DF. As investidas terroristas pós-resultados das eleições também foram registradas em 12 de dezembro na diplomação do presidente Lula.
A CUT-BA reitera seu papel em defender a livre manifestação do conjunto classe trabalhadora diante dos seus interesses e preza pela livre manifestação popular que estejam assegurados na Constituição Federal de 1988.
CUT-BA está em defesa da democracia, do Estado de Direito e do povo brasileiro!
Salvador, 09 de janeiro de 2023
Direção Executiva – CUT-BA