A troca de conhecimentos e saberes na perspectiva da temática geral “Democracia, Justiça Social e Educação” esteve no centro do debate da Jornada Pedagógica de Lauro de Freitas 2023. O momento formativo, que norteia os planejamentos da rede municipal de ensino, foi realizado nesta quinta-feira (02), na quadra da Escola Municipal 2 de Julho, em Itinga. Além da conferência de abertura com palestra do professor doutor Naomar Almeida, profissionais da educação constituíram movimentos dialéticos através de rodas de conversas, oficinas, stands e minicursos.
Com o pontapé da Jornada Pedagógica, as aulas da rede municipal de ensino começam, oficialmente, nesta segunda-feira (6). A prefeita Moema Gramacho refletiu a temática com os profissionais e aproveitou o momento de seu discurso para anunciar avanços. “A sociedade democrática necessita de educação para se desenvolver. Diante disso, no dia 8 de março vamos entregar duas novas creches, uma na Avenida Fortaleza que recebe o nome de Marisa Letícia e outra na Chácara Taiti que terá o nome de Gal Costa”, disse.
A prefeita também reforçou que, muito em breve, outra creche no Jardim Castelhão será entregue, assim como os dois complexos educacionais nos bairros de Quingoma e Vida Nova. “Além disso, o município ainda contará nos próximos meses com duas novas escolas estaduais, o novo CeepTic, no Centro, e outra com a mesma estrutura no bairro de Portão que vai substituir o Kleber Pacheco. Contudo, vale ressaltar, que nossas escolas estão recebendo modernização com energia solar, climatização e outros”, completou.
Na perspectiva geral do tema, a secretária Municipal de Educação, Vânia Galvão, refletiu processos educativos com base na ética e uma gestão que prioriza direitos sociais. “Essa Jornada tem gosto de vitória, esperança, pertencimento, alívio e resiliência, porque festejamos a retomada da democracia, do progresso nacional e soberania popular, porque só assim mudaremos os contextos sociais”, frisou.
Convidado especial da Jornada Pedagógica 2023, o professor doutor Naomar Almeida palestrou sobre as relações entre democracia, justiça social e educação, na visão das subtemas: acolhedora, crítica, emancipatória, cuidadora, humanizadora e sustentável. “Podemos refletir a temática palavra por palavra. Quando falamos em justiça social, queremos dizer igualdade para todas e todos, a justiça e a relação igualitária frente aos direitos humanos”, iniciou com breves conceitos.
“Na conceituação de democracia vários tipos merecem reflexão. A exemplo da democracia como vontade da maioria, a sistêmica que está presente nos sistemas sociais, como as escolas... A democracia é uma invenção para que todos e todas exerçam uma participação na sociedade”, continuou. “Se a educação for apenas para treinamento profissional e competência, podemos dizer que isso não é educação. Para ser educação integral, precisamos pensar em todas essas palavras subtemas”, ponderou em continuidade das reflexões.
Após a conferência de abertura, que contou com a participação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Lauro de Freitas (ASPROLF), do Conselho Municipal de Educação (CME) e representação da Câmara de Vereadores, os profissionais da educação participaram, no período da tarde, de rodas de conversas, oficinas, stands e minicursos, que abrangeram temas variados, como gestão, meio ambiente, sustentabilidade, literatura afro, metodologias da educação básica e muitos outros.
Texto - Laerte Santana
Foto - Maína Diniz
SUPCOM PMLF - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371