O governo da Bahia decidiu ampliar através de decreto a área de proteção ambiental (APA) de Joanes-Ipitanga, criada em 1999, abrangendo parte dos municípios de Camaçari, Simões Filho, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Salvador e Dias d'Ávila.
De acordo com o texto, a APA passa a ter área aproximada de 66,2 mil hectares e terá como objetivo a preservação de nascentes, represas, os reservatórios e tributários dos rios Joanes e Ipitanga. Além disso, visa conservar e recuperar os ecossistemas existentes na área da APA Joanes-Ipitanga, representados por remanescentes de Mata Atlântica, manguezais, restingas e dunas, de forma a garantir a qualidade de vida da população.
O documento também fala em "promover o ordenamento e controle do uso do solo, dos recursos hídricos e dos demais recursos ambientais, inclusive o patrimônio histórico e cultural da região" e "promover a integração entre os diversos atores sociais de forma a garantir e fortalecer a gestão participativa do território da unidade de conservação".
Ainda conforme o decreto assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), a APA Joanes-Ipitanga será administrada pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), que deve adotar as medidas necessárias para efetiva implementação e manejo.
Barragem do Rio Joanes | Foto: Reprodução / YouTube / Rodrigo Passos
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.