A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) realiza, de segunda (25) a sexta-feira (29), uma série de ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra as mulheres em diferentes municípios da Bahia. A programação integra os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, com atividades em Várzea da Roça, Wagner, Aratuípe e Salvador, que incluem atendimentos na Unidade Móvel, seminário, rodas de conversas e distribuição de material informativo da campanha Oxe, me respeite! contra o abuso e à importunação sexual.
A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, destaca que a programação reafirma o compromisso da SPM em promover o diálogo e fortalecer a luta pela igualdade de gênero na capital e no interior. “Enfrentar a violência contra a mulher exige a mobilização de toda a sociedade. A presença da SPM no interior, em diferentes frentes, amplia o acesso às ações preventivas e de enfretamento contra a violência de gênero”, afirmou.
Nesta segunda e terça-feira (25 e 26), a Unidade Móvel da SPM está em Várzea da Roça, na Praça Geraldo Rocha de Oliveira, oferecendo suporte psicossocial, acolhimento e informações às mulheres da região. O atendimento acontece das 9h às 15h. Também na terça, a equipe técnica da SPM realizará uma roda de diálogo no Centro Cultural Francisco Marques de Oliveira, às 13h30, sobre violência de gênero e o impacto dessa realidade na vida das mulheres e da sociedade.
Na quinta e na sexta-feira (28 e 29), a Unidade Móvel estará na 4ª Feira Literária de Aratuípe, na Praça José Alves, no Centro do município. O atendimento será realizado pela psicóloga da SPM, Paula Mendes, das 11h às 18h, na quinta-feira, e das 9h às 16h, na sexta-feira. A programação inclui a distribuição de materiais informativos, ações educativas, e rodas de conversa. Na quinta, às 16h30, o tema da roda de diálogo será “Violência doméstica”, direcionado ao público adulto e na sexta-feira, às 10h, o tema será “Dignidade menstrual”, voltado para adolescentes.
Ainda na terça, às 16h, a SPM integrará a mesa redonda “Sobre Fazeres Feministas nos 15 anos do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade”, durante o Congresso da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador. A atividade contará com a coordenadora de Prevenção à violência da SPM, Francileide Araújo, e propõe reflexões sobre igualdade e direitos das mulheres. Na quarta-feira (27), a SPM participará do 1º Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, das 8h às 12h, no auditório do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) da Chapada Diamantina, no município de Wagner, e abordará estratégias e políticas públicas voltadas à proteção das mulheres.
ASCOM SPM